Olá! Como estão?
Envio um texto que foi publicado no meu outro blog que será desativado. Por esse motivo, vou republicar os textos mais significativos do meu outro blog.
Título: A Netflix e O Mecanismo
Data da publicação original : 01/04/2018
Vocês já assistiram aO Mecanismo? Série original da Netflix?
Independentemente de terem assistido ou não, acredito que tenham ouvido alguns protestos e cancelamento de assinaturas da Netflix por conta desse seriado. Se não, farei um breve resumo.
Alguns famosos brasileiros (políticos inclusive) estão se manifestando contra o teor ideológico do seriado (que é ficcional) e cancelando suas assinaturas da empresa estadunidense provedora de filmes e séries televisas via streaming. O cerne da série é a Operação Lava Jato da Polícia Federal Brasileira, reconfigurada para um ãmbito ficcional, é claro.
Se você não conhece a operação, clica neste link da wikipedia para saber o que é. JAVA JATO
Algumas manifestações chamaram a atenção. Insisto novamente que a série é ficcional e não é utilizado nem um nome real nos personagens. Claro, que por se tratar de uma série contemporânea ao evento real, é possível fazer ligações com os "personagens reais"; todavia, é uma série. O primeiro episódio foi ao ar em 23 de março de 2018.
Em 25 de março de 2018, em seu site oficial, a ex-presidenta Dilma Rousseff publicou sua crítica negativa e ainda acusou o Diretor José Padilha (ele mesmo, de Tropa de Elite) de mentiroso. Eis a citação: "A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série 'baseada em fatos reais', o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula" (EQUIPE DILMA, 2018).
A Redação da Revista Isto É publicou, em 26 de março de 2018: "Há presidentes da República, doleiros do posto de gasolina que desviam dinheiro para campanhas políticas, diretores comprados do 'banco federal' e da 'PetroBrasill' — e até uma versão do 'Japonês da Federal'. As semicópias de figuras reais e o didatismo da narrativa podem irritar. O que torna a série imperdível é o clima de tensão e suspense que atravessa a história, centrada nas obsessões de dois policiais idealistas e contadas em tom confessional" (REDAÇÃO, 2018).
Ainda na Revista Isto É: "o ator José de Abreu cancelou sua conta na Netflix em forma de protesto, de acordo com informações do jornal O Globo". O ator, segundo a fonte, disse que a série é "mentirosa, preconceituosa e mostra o ódio que José Padilha tem do Brasil".
Também em 26 de março, a Redação da Rede Brasil Atual publicou: "O Mecanismo, dirigida por José Padilha, vem sendo alvo de críticas devido a distorções e manipulações de diálogos e situações que têm como objetivo detratar os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT" (REDAÇÃO, 2018).
E completa: "Devido às tentativas de enganação e manipulação política, usuários têm manifestado críticas não só a Padilha, mas também à Netflix, muitos inclusive anunciando que não assinam mais o produto" (REDAÇÃO, 2018).
Só para explicar esse trecho. Uma série ficcional é acusada de manipular e distorcer os diálogos e situações que aconteceram na verdadeira Lava jato. Só eu achei estranha essa afirmação?
Felipe Demartini, em 26 de março publicou que o crítico de cinema Pablo Villaça cancelou sua assinatura da Netflix. Escreveu: "Também pelo Twitter, ele revelou não apenas estar encerrando sua assinatura como o banimento da Netflix de uma coluna de indicações de filmes em serviços online" (DEMARTINI, 2018).
Em 29 de março, Bruno Brandão, no Portal da Folha de Pernambuco, publicou: "O telemarketing da Netflix já tem a resposta pronta para aqueles que ligam reclamando da sua nova série 'O Mecanismo', do diretor José Padilha, que aborda o tema operação Lava Jato: “É uma série dramática de ficção inspirada em eventos reais ocorridos no Brasil” (BRANDÃO, 2018).
Selecionei alguns trechos das publicações que ocorreram na semana da estreia da série para refletir acerca dessas manifestações. Embora eu seja mestre em linguística, mais especificamente análise do discurso; não utilizarei aqui categorias teóricas ou científicas. Basta a hermenêutica.
O Brasil vive uma "democracia", bem entre aspas mesmo. O diretor José Padilha teve que se explicar por conta das seleções de falas e criação de personagens. Se é uma série ficcional, não um documentário, a realidade é secundária nesse tipo de gênero. Todos aqueles que acusam a série de ser mentirosa estão certos. É uma mentira a série toda, pois é uma ficção. Vamos lembrar que o Brasil tem apenas 8% de pessoas plenamente alfabetizados (INAF), logo a ignorância do gênero não é uma surpresa.
O meu grande argumento é que a série é ficção. Repeti isso várias vezes neste texto. Claro que o viés ideológico do diretor permeia toda a obra. É claro que a série é contemporânea aos fatos que a inspiraram, a relação entre personagens e ficção é notória. Mesmo assim, ainda é uma ficção. O diretor pode (e deve) manifestar-se politicamente por meio de sua obra, pois não é a sétima arte?
Esses que criticaram, fizeram boicote, cancelaram suas assinaturas estão boicotando o avanço do cinema brasileiro; coisa que a empresa estadunidense não fez, reconhecendo não apenas Padilha, como Meireles (Ensaio sobre a cegueira) e Rodrigo Santoro (300).
Vou além. Estão adotando posições políticas reais sobre uma série ficcional. Em vez de fazerem-na (a série) perder força, transformam-na em um toten da oposição. Ou será que estou sendo tão inocente em desprezar que uma série ficcional pode influenciar eleitores em outubro deste ano? Que o PT sendo alvo maior na série disvirtuaria a realidade angélica do partido? Ou que os que cancelaram as assinaturas são militantes da esquerda inexistente no nosso país?
Enfim, se a série for considerada ficção, que seja vista como tal. Uma visão parcial e artística, sem julgamentos sobre os fatos da Lava jato. Se for considerada com valor de verdade, qual é a sua noção de realidade? E se for aceita como produzida contra seu partido político e você aceitou a crítica, devo dizer que política não é futebol, isto é, briga de torcidas.
Por essa e por outras que o Brasil apresenta níveis altíssimos de corrupções e uma política desmoralizada aqui e no exterior. Sua população permite tal teatro sem nenhum talento.
Não gostou da série, não a assista! Você não é obrigado!
Referências:
Obrigado pela visita e comentários!
"LOUCURA É PERCEBER A QUEDA E CONTINUAR INSISTINDO!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário