Olá! Como estás?
Hoje uma reflexão acerca do presidente brasileiro Lula e o Prêmio Nobel da Paz. Que prêmios, ele já ganhou?
Prêmios que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um breve resumo.
Desde que foi presidente pela primeira vez em 2003, Lula já ganhou em torno de 300 condecorações. De acordo com a revista norte-americana Newsweek, Lula era, no final de 2008, a 18.ª pessoa mais poderosa do mundo, sendo líder do ranking na América Latina. A revista Forbes considerou Lula a 33ª pessoa mundialmente mais poderosa em 2009. No mesmo ano, foi considerado o "homem do ano" pelos jornais Le Monde e El País.
Ainda em 2009, a revista Time listou Lula como um dos 25 líderes mais influentes do mundo.
Prêmios Grande-Colar, Lula ganhou 2. Os 2 de Portugal (Ordem da Liberdade e Ordem de Camões).
Prêmios Grã-Cruz (ordens de cavalaria) foram 19, com destaque para Reino Unido, México, Portugal, Colômbia, Argélia, Espanha, Cabo Verde e vários no Brasil.
Medalhas do Mérito foram 8, com destaque à Medalha de Ouro "Aliança Internacional Contra a Fome", do Fundo das Nações Unidas contra a Fome.
Prêmios diversos foram 28 com destaque aos: Prêmio pela paz Félix Houphouët-Boigny da UNESCO, 2008; Estadista Global entregue pelo Fórum Econômico Mundial em sua edição 2010, ocorrida em Davos – Suíça; L 'homme de l 'année (Homem do Ano), entregue pelo jornal Le Monde (França), edição 2009; "Brasileiro da Década" pela revista IstoÉ (2010); Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland - Federação Americana do Trabalho e do Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), união das centrais sindicais dos Estados Unidos e Canadá (2019).
Como Cidadão Honorário, foram 4 prêmios, com destaque aos: Cidadão honorário de Paris - Aprovado pela Câmara Municipal de Paris em 2019; Título de Cidadão Honorário da Cidade de São Paulo.
Como Doutor Honoris Causa, foram 16, com destaque aos: Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade Federal de Pernambuco; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Sciences-Po (Institut d'Etudes Politiques de Paris); Universidade de Salamanca (Espanha);
Universidade de Aquino Bolívia - UDABOL (Bolívia).
Diante desses pontos, é perceptível a importância, a relevância e a contribuição para o mundo que Lula já deu e pode continuar oferecendo. O prêmio Nobel não seria um exagero, mas sim um reconhecimento por tudo aquilo que Lula fez e está fazendo pelo Brasil e pelo mundo.
Em 2019, Lula teve seu nome cotado como indicado para o Prêmio Nobel da Paz. De acordo com Marcos Hermanson (2019):
"Nas especulações e casas de aposta, Lula concorre com nomes como Greta Thunberg, a adolescente e ativista sueca que chamou atenção para a luta pelo clima [...]; o cacique brasileiro Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas em nível mundial [...]; e a primeira ministra neozeolandesa Jacinda Ardern, que ganhou notoriedade pela reação ao ataque terrorista de um supremacista branco contra duas mesquitas da cidade de Christchurch, em março de 2015."
Lembrando que nesse periodo, Lula estava preso (desde o dia 07 de abril de 2018) e mesmo da cadeia liderava as pesquisas para as disputas presidenciais brasileiras no fim de 2018.
De qualquer maneira, o ganhador do Nobel da Paz naquele ano foi o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, por ter atuado para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e a Eritreia, país vizinho com o qual houve uma guerra de fronteira entre 1998 e 2000. Quando Abiy Ahmed Ali tornou-se primeiro-ministro, elaborou um acordo de paz entre os dois países, influenciando positivamente outros países do continente.
O Brasil viveu seu pior momento no governo de 2019 a 2022, com uma infinidade de mortos por negligência governamental e escolhas políticas para benefício dos mais ricos.
Em 2023, Lula assumiu um país com mais de 33 milhões de pessoas passando fome, sendo que o PT (seu partido) entregou 7 milhões de pessoas ainda em condições miseráveis, em 2016, reduzindo o número que era de 15 milhões em 2002. O Brasil era a 6ª economia do mundo (hoje, 13ª). O Brasil viveu a época do Pleno Emprego em seus governos, chegando à histórica taxa de 4% de desemprego. Entre outras façanhas, como a expansão do Ensino Superior, Lula é comprovadamente o presidente com melhores índices sociais desde a redemocratização.
A vitória nas eleições foi comemorada por muita gente no Brasil e no exterior. Jamil Chade (2022) comenta: "A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi comemorada pelo ganhador do prêmio Nobel da Paz e presidente do Timor Leste, José Ramos Horta."
Esse apoio é muito importante para sua projeção internacional a fim de ajudar o Brasil e se recuperar e também influenciar outros países em desenvolvimento.
A 23 de junho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, em Paris, de uma cúpula organizada pelo governo francês para discutir um novo pacto financeiro global.
O portal Poder 360 divulgou o discurso na íntegra para a leitura. O canal Cortes 247 cuja edição é feita pelo jornalista Leonardo Attuch disponibilizou o vídeo das falas do Presidente.
O discurso de Lula tocou em pontos caros, sensíveis e necessários não apenas ao Brasil, mas também à sua contribuição para o mundo (que não é pequena). Falou da Amazônia real (isto é, a floresta que cobre todo o norte do continente sul-americano) e do desenvolvimento da região para que as populações que ali vivem possam ter melhores condições de vida.
Citou a energia elétrica do Brasil, que é 87% renovável - contra 27% do resto do mundo. E que o plano de chegar ao desmatamento zero em 2030 está em curso com chance de ser efetivado. Acrescento aqui que o último resultado do monitoramento do desmatamento na região amazônica, no segundo trimestre do ano, acusou uma redução de 60% graças a políticas ambientais sérias.
Voltando ao discurso de Lula, defendeu o combate à desigualdade social e lembrou sobre o aumento da concentração de renda nas mãos de cada vez menos pessoas enquanto mais pessoas sofrem com a miséria e fome, em vários países do mundo. Lula também falou sobre os avanços nos seus governos e da ex-presidenta Dilma Roussef, hoje presidenta do banco dos Brics. Seu desafio como presidente do Brasil é enfrentar o retrocesso nas políticas públicas brasileiras.
Acrescentou que Instituições como o Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e a Organização das Nações Unidas precisam rever suas atuações e maneiras de ver o mundo atual, pois se espera muito dessas instituições e elas estão deixando a desejar. Citou a criação do Estado de Israel, que acabou gerando a invasão da Palestina.
Lula afirmou que se não mudarem as instituições, o mundo continuará o mesmo. As mesmas desigualdades. E os que mais precisam são os que mais sofrem com o abandono. Todas as vidas importam. Mas o mundo não trata todos da mesma forma. O presidente ainda questionou que ouve há mais de 20 anos centenas de milhões de pessoas que passam fome e nunca é resolvido esse problema. Como se vai resolver, se não falam sobre desigualdade nesses encontros? Deixou esse questionamento no ar, exigindo essa pauta.
Ainda com Lula, a solução seria investimentos pesados dos mais ricos nos países mais pobres, pois há potencial energético e condições para amplo desenvolvimento. Apontou para a criação do Banco do Sul, pois está otimista com o Banco dos Brics e com a possibilidade de negociações em que não sejam feitas em dólar, ajudando países, que não podem ter dólares, a fazerem negócios com Brasil, Índia, China, por exemplo. Criticou o protecionismo dos países mais ricos, porque, com isso, houve o aumento do empobrecimento dos países periféricos. Lembrou que além das questões climáticas, espera por acordos comerciais mais justos, a fim de que todos possam se desenvolver.
Não é justo, na visão de Lula, que os países em desenvolvimento exportem a matéria-prima, mas fiquem sem o produto final; aliás, também acho justo essa posição do presidente brasileiro. Nessa toada, citou novamente a presidenta Dilma e diz que ela tem a caneta para fazer os empréstimos por meio do Banco do Brics, e assim farão a diferença, com o Brasil puxando essa nova forma de negociar e criando relativa independência dos grandes centros. Prometeu discutir a independência do bloco sul em relação ao uso do dólar, na reuniao do Brics, que se realizará em setembro de 2023.
Exigiu também que mais países africanos participem das reuniões com os países mais ricos (G7 e G20), pois são os desiguais que farão frente à diversidade e para que a pluralidade dos problemas possa ser atendida. Lula elogiou a União Europeia e diz que seu crescimento ocorreu pelo diálogo na divergência, é assim que ele quer fazer na América Latina. Encerrou seu discurso dizendo que vai brigar muito nos três anos e meio que lhe resta de mandato.
Suas palavras tocaram cada ponto, cada fresta, cada canto escondido da política central (dominante). Recomendo o vídeo (ou a leitura) do discurso integral, pois nele fica visível o que se espera de um presidente. Embora não tenha tocado no assunto da guerra entre Ucrânia e Rússia, há interesse por parte do país ucraniano fazer o tratado de paz por meio da diplomacia brasileira. Até nisso, Lula está sendo referência mundial.
O Brasil, em 6 meses de governo petista, já é outro. Tanto na visão nacional quanto internacional. Há muito ainda para se fazer, até porque o estrago foi grande nos últimos 6 anos (governos de direita e extrema-direita). Mesmo assim, o presidente Lula vem fazendo a diferença e construindo uma reforma social apesar dos entraves conservadores.
Não seria surpresa, ele ganhar o prêmio Nobel da Paz. O Brasil ressurgindo no cenário mundial, é um possivel mediador entre o conflito europeu, sua preocupação com a desigualdade social no planeta, o protagonismo na cúpula do Banco do Brics e ideias que vão contra a ordem mundial atual. Essa ousadia será benéfica a todo o globo, mas nem sempre todo mundo consegue perceber. Quem está na sombra não tem queimaduras...
Que Lula receba esse prêmio por tudo que fez e por tudo que vem fazendo. Um homem que venceu as amarras sociais de um país extremamente desigual e regido por uma classe dominante desprovida de inteligência e com atitudes anacrônicas, um país que enriquece poucos às custas da maioria que vem sofrendo e morrendo, por ser mais vulneráveis (A CPI da COVID está aí para provar). Lula, eu voto em você para o prêmio Nobel da Paz 2023!
Referências
CHADE, Jamil. Nobel da Paz comemora vitória de Lula: "democracia foi restaurada". Uol. 30 de out. de 2022. Dispoñible en https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2022/10/30/nobel-da-paz-comemora-vitoria-de-lula-democracia-foi-restaurada.htm Acceso en 25 de xuñ de 2023.
CORTES 247. 1 vídeo (19 min). "Um discurso como jamais vi um estadista fazer nos últimos tempos", diz José Reinaldo. Publicado pelo canal Cortes 247, 2023. Dispoñible en < https://www.youtube.com/watch?v=2VauJZCXZeE >. Acceso en 25 de xuñ. de 2023.
HERMANSON, Marcos Hermanson. Nobel da Paz, com Lula entre os indicados, é anunciado nesta sexta (11). Brasil de Fato. 10 de out. de 2019. Dispoñible en https://www.brasildefato.com.br/2019/10/10/nobel-da-paz-com-lula-entre-os-indicados-e-anunciado-nesta-sexta-11 Acceso en 25 de xuñ. de 2023.
PODER 360. Leia a íntegra do discurso de Lula na cúpula em Paris. Poder 360. 23 de xuñ de 2023. Dispoñible en https://www.poder360.com.br/governo/leia-a-integra-do-discurso-de-lula-na-cupula-em-paris/. Acceso en 25 de xuñ de 2023.
Obrigado pela visita e pelos comentários.
"OS CEGOS SÃO AQUELES QUE SE RECUSAM A VER A LOUCURA DA BELEZA DE UM MUNDO DESIGUAL. CORTE SUAS PÁLPEBRAS COM O BISTURI MAIS AFIADO E VEJA A LUZ DA VIDA MAIS JUSTA."