Olá! Como estão?
O texto desta postagem é uma "adaptação" de uma resposta de um comentário que eu fiz no meu vídeo
Direita sendo direita ‐ Mídia e Comunicação no Brasil - Reflexões V. Achei interessante postar como um texto do blog por abordar alguns assuntos relativos à política brasileira.
O comentário foi bastante educada e elogiava o meu vídeo por discutir a questão da direita brasileira em relação às mídias sociais, algo com que a esquerda brasileira ainda apresenta dificuldades para ter êxito.
Bem, vamos às minhas considerações. Devo lembrar que a resposta foi dada a um rapaz galego, que conhece a realidade brasileira, por jornais e pela internet. Importante essa informação, pois faço muitas paráfrases.
O Brasil sempre foi um país muito conservador e religioso (cristianismo). Religião não é um problema até que se misture com política. Existem no Brasil várias bancadas (grupos parlamentares) de ideologias diferentes, no congresso nacional. Existe a bancada da bala (que defende o armamento aos civis, como nos EUA); existe a bancada ruralista (que defende o agronegócio - lembrando que no Brasil é dominado por poucas familias ricas visando à exportação enquanto os brasileiros passam fome); existe a bancada que defende os militares (apoiadores da ditadura), como também a bancada evangélica, composta por fanáticos cristão reigiosos - em sua maioria evangélicos, mas há católicos também. Bolsonaro é católico, por exemplo.
Dallagnol, (bem como Sergio Moro, Damares Alves), sempre levantou a bandeira da religião e do conservadorismo. São contra o aborto (que no Brasil ainda é crime), contra o feminismo, são contra a homossexualidade (pois a veem como doença ou desvio de caráter), enfim...
Sim, há muitos eleitores que defendem essas posições. E nao são poucas pessoas. Muitos elitores do Lula também compartilham essas visões. Houve uma pesquisa há dois anos que fez esse levantamento - o brasileiro é conservador e preconceituoso (há muitos casos de racismo e homofobia, que não raro acabam em morte).
O Lula venceu por pouco as eleições. Mas me atrevo a dizer que há mais brasileiros preconceituosos do que os eleitores de Bolsonaro, infelizmente.
A desigualdade social é vista no Brasil como culpa do indivíduo pobre e não do sistema que o oprime. Claro que existem as pessoas que têm clareza do absurdo desse pensamento, mas são a minoria. Não estou dizendo que ser de esquerda é a solução para tudo ou que é o caminho único, mas num país como o Brasil, em que desigualdade gera violência, morte, insegurança e falta de cultura; os únicos partidos que visam a combater esse problema são os partidos de esquerda. 6 anos da direita no poder do Brasil e fomos de 7,5 milhoes de pessoas passando fome para 33 milhoes.
Talvez, aqui na Europa, e mais especificamente, na Galiza, o diálogo seja diferente. Embora, pelo pouco tempo que tenho de Galiza, já não tenho gostado das pautas do PP, e o VOX deveria ser ilegal. Não falo por serem de direita, mas por manterem pautas que vão contra a população, como privatizações na área da saúde e apagamento do galego. Venho de um país (Brasil) que segue a cartilha liberal, e sei onde essas medidas de privatizar tudo vão chegar - ao fundo do poço.
Quanto aos discursos midiáticos, a direiita cria um terror onde não existe e ataca tudo aquilo que é diferente do pensamento deles. A esquerda, geralmente, vai pelo esclarecimento, tende a ser um pouco mais intelectual, o que não atinge as massas. O meu discurso, por exemplo, não funcionaria para as massas, pois não apelo às emoções. A direita faz um pobre que não tem casa nem carro ter medo do comunismo porque vão invadir casas e se apropriar dos carros e dar para quem não tem. O pobre pensa que se houver comunismo / socialismo, ele não poderá comprar uma casa e um carro, e isso é uma loucura. Ele não pensa que com um governo de esquerda, ele poderia ter esses bens. Claro que comunismo e socialismo são espantalhos criados pela direita. Mas é o que Marx fala sobre ideologia, inversão da realidade.
Creio que aqui na Galiza seja a mesma coisa no sentido das pessoas com menos estudos acreditarem em espantalhos. Pessoas são pessoas em qualquer lugar do mundo. E as ideologias no controlam; mesmo a ideologia de esquerda é uma ideologia. A gente tenta se munir para se filiar a ideologias que achamos mais interessantes para nós. Falam que comunismo é ditadura, mas será que não é todo governo uma ditadura? O pobre pensa que não vai comprar uma casa no socialismo, mas ele também não vai poder comprar no capitalismo, pois não tem acesso. Não estou defendendo comunismo ou socialismo, só ilustrando como a idelogia inverte a realidade e cria uma visão de mundo.
Aqui na Galiza, tanto as pautas de esquerda quanto a defesa do galego e a proximidade com o português está muito restrito ao meio intelectual e aos que já simpatizam com isso.
Bem, é isso... Estou à disposição. Vivo aqui e espero poder contribuir com a Galiza. Saúdo!
Obrigado pela visita e pelos comentários.
"QUE POSSAMOS DESCOBRIR AS DELÍCIAS DE UMA VIDA REGADA À LOUCURA DO CONHECIMENTO E DA REFLEXÃO CRÍTICA".
Nenhum comentário:
Postar um comentário