sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Manaus - um retrato do Brasil

 Olá! Como estão?


    Acredito que todos estão acompanhando o caso de Manaus - AM. Falta de Oxigênio! Sim, Falta de Oxigênio! Vou contextualizar a situação.

    No fim do ano de 2020, o governador do Estado, Wilson Lima, havia anunciado o Lockdown, temendo as festas de natal e ano novo, o que poderiam ampliar os casos de COVID-19, por conta da provável aglomeração. Entretanto, houve pressão dos comerciantes e da população. Não teve coragem de manter a medida e voltou atrás, permitindo aberturas no período.

    Um pouco mais de 15 dias depois, estamos acompanhando a crise no sistema de saúde e no sistema funerário. De acordo com Steffanie Schimidt, do El País, em 14/01/2021, houve duas mortes nesta quinta-feira (14/01) causadas pela falta de oxigênio nas unidades de saúde que entraram em colapso pelo aumento das internações. 

    O aumento foi de 160% em relação ao primeiro pico da doença, nos meses de abril e maio de 2020. Nessa época, o consumo de oxigênio foi de 30 mil metros cúbicos / mês. E agora, o consumo passa de 76 mil metros cúbicos / dia. Aumento exponencial no consumo acabaria gerando, naturalmente, uma calamidade como essa. 

    O fornecedor do gás ao Governo do Estado, a fábrica White Martins afirma que essa quantidade é quase o triplo da capacidade nominal de produção da unidade local, de 28 mil metros cúbicos, após ampliação. E o governador decidiu entrar na justiça contra a empresa, para que ela (a empresa) consiga suprir a necessidade. O que não vai acontecer.

    A questão é a ingenuidade do governo, achando que não aconteceria esse surto da doença. Pois, realmente, o aumento é exponencial, mas todos os círculos científicos têm alertado sobre a segunda onda da COVID-19. A Europa tem antecipado o que chegaria ao Brasil. E agimos como se não houvesse essas informações, numa crença juvenil de que já passou o perigo. Ou, pior, apoiando o movimento anticiência e as medidas realmente comprovadas cientificamente. 

    O Presidente do Brasil (cujo nome recuso-me a dizer e a escrever) disse que culpa é das autoridades locais que não fizeram uso do tratamento preventivo (sim, com cloroquina) cuja eficácia nunca foi comprovada. Claro, que esse senhor apoiou a abertura nacional do comércio e o retorno "à vida normal", desde sempre, comprando brigas com governadores que não apoiam o governo federal. 

    Esse cenário contraditório está levando milhares de brasileiros à morte. Hoje (15/01/2021), o Brasil apresenta o número de 207.000 mortes por conta da COVID. Discursos de anticiência, brigas políticas, desinteresse pelo bem estar da população e crise econômica estão levando o Brasil ao colapso. Governo este que admitiu que o país está quebrado (que na verdade, foi quebrado pela incompetência governamental). 

    A Venezuela entrou em contato com o governo brasileiro a fim de colocar-se à disposição para ajudar o Brasil a conseguir oxigênio para os hospitais de Manaus. Sim, a mesma Venezuela constantemente atacada pelo atual governo. O país que foi usado como modelo (pelo governo brasileiro) de um país quebrado está disposto a ajudar nosso Estado. Uma mensagem cordial foi enviada pelo governo bolivariano. 

    A pergunta que fica é: quando a população vai parar de apoiar um governo que adota práticas de eugenia no povo? Por que afirmo Eugenia? Simples. A fala do presidente e da elite endossa a sobrevivência do  mais forte. Essa atitude minimiza as mortes por causa de uma letalidade (em percentual) baixa da doença). Idosos e pessoas com comorbidades não recebem o devido respeito. As classes mais baixas, que não conseguem fazer o isolamento por questão de espaço físico, morrem amontoadas.

    Desemprego que já estourava antes da pandemia irá explodir ainda mais com as empresas indo embora. O caos em Manaus é apenas mais uma das inúmeras faltas de empatia que estamos vivendo desde 2016. Começo a acreditar que sim, vamos virar uma Venezuela; não porque tiramos aquele partido vermelho, mas justamente porque uma parte da população acreditou que uma virada contra a corrupção chegaria, uma promessa de ódio contra tudo e contra todos.  Papai Noel é mais real.

    A situação ainda vai piorar, pois o governo federal está perdido. O controle global da COVID-19 não será feito este ano. Mesmo com a vacina, esse processo demanda tempo e organização. E ainda temos mais dois anos até as eleições presidenciais...


Obrigado pela visita e pelos comentários.


"NÃO CONSIGO COMPREENDER QUE LOUCURA É ESSA DE ACEITAR ALGUÉM QUE FALA EM NOME DE UM DEUS QUE DEFENDE A MORTE"


Referências:

Notícia do El País (14/01/2021)

https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-15/morrer-sem-oxigenio-em-uma-maca-em-manaus-a-tragedia-que-escancara-a-negligencia-politica-na-pandemia.html


Vídeo de Henry Bugalho (15/01/2021)

https://www.youtube.com/watch?v=mWQhCQ3wuFk