Olá! Tudo bem?
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Hoje, um exercício argumentativo sobre a Literatura.
Literatura: do individual para o social
A literatura, como expressão artística escrita, possibilita experiência de construção de realidades paralelas. Dessa forma, a própria realidade é também ressignificada por meio das dimensões individuais e sociais dessas atividades literárias.
No plano individual, as descobertas por meio da leitura possibilitam o confronto ou corroboração de valores do indivíduo em relação ao mundo. De acordo com Ziberman, o leitor não ignora “suas próprias dimensões, mas expande as fronteiras do conhecido, que absorve através da imaginação e decifra por meio do intelecto”. Com efeito, esse exercício de conhecimento transforma a percepção humanística do sujeito, seja por meio da imaginação causada na linguagem artística, bem como seus significados a partir das reflexões intelectuais.
O plano social é atingido por meio do caráter socializante da Literatura, pois seu conteúdo estético ganha força ao ser compartilhado e acrescido de discussões em grupo. Ziberman acrescenta que seus leitores, ao socializarem suas experiências, comparam suas conclusões com outros leitores, apresentando seus pontos de vista. “Nesse sentido, percebe-se que a Literatura promove o diálogo, que por sua vez promove trocas experienciais, não sendo, portanto, uma produção egocêntrica”. Logo, toda a comunidade é atingida por essa reflexão coletiva, ampliando a visão de si mesmos, construindo novos paradigmas individuais e sociais.
Obrigado pela visita e comentários!
"OS HORIZONTES NÃO SE EXPANDEM INTUITIVAMENTE. PRECISAMOS ALIMENTAR NOSSO REPOSITÓRIO COGNITIVO. LOUCURA NÃO ACREDITAR NISSO."