sexta-feira, 1 de junho de 2018

Texto republicado 18 - Instrução e educação para o "proletariado intelectual"

Título:  Instrução e educação para o "proletariado intelectual"
Data da publicação original :  05/06/2010 

Olá!

Somos o país o do futuro! "O Brasil é o país do futuro!"

Tomo emprestado aqui essas palavras proferidas pela Legião Urbana no início dos anos 90. Depois explicarei melhor qual a relação entre a letra de "Duas Tribos" com o artigo de Reinaldo Polito.

Vamos por partes.

No dia 20/04/10, Reinaldo escreveu um artigo com o título "Somos um país de proletários intelectuais". Ao ler o artigo, fiquei surpreso, assim como autor, com a afirmação:

"Há pouco tempo foram abertas inscrições para um concurso público que deveria selecionar 1.400 garis no Rio de Janeiro.  Pasme. Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana, 45 candidatos tinham doutorado, 22 mestrado, 1.026 nível superior completo e 3.180 superior incompleto."

Muitos profissionais com diploma embaixo do braço sem ter como exercer a profissão. Acabam partindo para outras áreas e prestando concursos abaixo de seus títulos conquistados. 

Reinaldo cita a enorme quantidade de engenheiros, médicos e advogados existentes nas grandes cidades. Muitos desempregados ou trabalhando em outras áreas.   

Há uma citação do professor Noé Azevedo, como paraninfo da turma de bacharelandos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, perguntando se há advogados em demasia. Isso em 1938!

Vou mais adiante. 

Não vou perguntar, porque sei que a resposta é óbvia. Na maioria das áreas do conhecimento a oferta de vagas é limitada ou não atrai os profissionais para planos de carreira. 

Citarei a licenciatura. O formado em licenciatura pode assumir aulas em escolas particulares, ONGs ou escolas públicas. As escolas particulares e as ONGs exigem um corpo docente especializado e com experiência. O ensino público, não. Qual a diferença de trabalho entre os dois?

São muitas diferenças. Na rede estadual de ensino, há o choque de mundos e realidades distintas. O mundo do novo professor, que idealiza a educação como fator humanizador e atrativa à comunidade contra a realidade dos professores antigos "engolidos" pelo sistema.

Em muitas escolas públicas, percebe-se a falta de motivação dos professores e dos alunos. A remuneração não é atrativa. Em alguns casos, a falta de segurança assusta o docente. Estudar por cinco anos para ser ameaçado por marginais disfarçados de estudantes? É uma triste realidade brasileira.

Em cada área do conhecimento, há entraves a serem vencidos. O grande questionamento é sobre o grande número de diplomas universitários guardados dentro da gaveta, já que o diploma do ensino médio é mais do que o suficiente para muitos empregos.

Há mais gente formada do que o necessário? Ou há mais cursos universitários do que a nossa real demanda? Estamos todos iludidos com as oportunidades que não nunca chegam? Se o Brasil apresenta um crescimento real, onde estão as oportunidades para os jovens universitários? O diploma chegou às camadas B e C da população. Onde está a consciência social dessa elite que exige, no mínimo, inglês fluente e experiência comprovada para um estágio universitário? Estamos no Brasil. Isso é importante de se lembrar.

Antes de exigirmos, devemos oferecer educação e instrução aos nossos estudantes para que não sejam intelectuais nos trabalhos braçais. Exijamos profissionais qualificados! Não estou dizendo o contrário. Mas sejamos conscientes do público que temos. Continuemos a importar mão-de-obra, além das marcas e nomes...  

Será o Brasil o país do futuro?


"1965 (Duas Tribos)
(Legião Urbana - Quatro Estações - 1990)


Vou passar
Quero ver
Volta aqui
Vem você
Como foi
Nem sentiu
Se era falso
Ou fevereiro
Temos paz
Temos tempo
Chegou a hora
E agora é aqui.
Cortaram meus braços
Cortaram minhas mãos
Cortaram minhas pernas
Num dia de verão
Num dia de verão
Num dia de verão
Podia ser meu pai
Podia ser meu irmão
Não se esqueça
Temos sorte
E agora é aqui
Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?
Estou do la...do do bem
E você de que lado está?
Estou do la...do do bem.
Com a luz e com os anjos
Mataram um menino
Tinha arma de verdade
Tinha arma nenhuma
Tinha arma de brinquedo
Eu tenho autorama
Eu tenho Hanna-Barbera
Eu tenho pêra, uva e maçã
Eu tenho Guanabara
E modelos revell
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país do futuro
O Brasil é o país
Em toda e qualquer situação
Eu quero tudo pra cima
Pra cima"

O país do futuro é o país que nunca chega. Quem vive de passado é museu e quem vive de futuro é promessa.

Quem está no futuro sempre, nunca estará no presente. Somos o país da promessa e do futuro. O futuro que tarde em chegar. O futuro que talvez nem veja. 

O artigo completo de Reinaldo Polito pode ser lido no LINK:

Obrigado pela visita e pelos comentários.

"AMANHECEU. QUE LINDA BOLA LARANJA. É POLUIÇÃO! POR QUE GOSTAS DE ESTRAGAR COM A DUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A LOUCURA E INOCÊNCIA DA IGNORÂNCIA?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário