sexta-feira, 1 de junho de 2018

Texto republicado 17 - SARAMAGO

Título:  SARAMAGO
Data da publicação original :  28/06/2010 

Olá!

Um post pequeno em oposição a grande saudade que o único representante de língua portuguesa vencedor do nobel de literatura nos deixa. 

Adeus Saramago! Muito obrigado por tua obra! Saudades deixa em nosso corações de fãs de uma boa literatura. E como está em falta!

O teu livro Ensaio sobre a cegueira venceu mais do que o nobel de literatura, mostrou-nos quem somos e quem podemos ser. Mostrou-nos o que teus personagens não viram e o que todos nós pudemos ver por trás do egoísmo e ganância humana. Mais do que um livro sobre moral. Mais do que um livro sobre relações sociais. Um livro sobre nós mesmos. Um livro sobre o nosso mundo!

O texto Ensaio sobre a Lucidez ilustra-nos mais do que pudemos ler. O que acarretaria uma onde de lucidez coletiva e social. Os tempos estão longe disso acontecer. Ainda vamos ver os partidos políticos como uma grande oligarquia elitista de irmãos para revezar o poder. assim como Portugal, Brasil está nesse estágio ainda. Vamos com calma, Saramago!

O evangelho segundo Jesus Cristo, expulsou-o de sua terra. Coitada de terra medíocre e cega pela fé católica. Século XX não quer dizer nada. O pequeno país não precisa de ti, caro Saramago? Hum... Ele que não precisa de Portugal. Foi para a Espanha.

O Brasil também anda cego e manco por causa da Igreja e da Ciência que não se acertam. Muitos se cegam, não a cegueira branca, mas a cegueira da fé cristã e de promessas de vidas futuras que talvez nunca cheguem. Não defendo o ateísmo ferrenho nem um cristianismo tenaz. Sou contra fanatismos! Mas não jugo que o é. Prefiro um ateu que ajude o próximo do que um fanático egoísta. Não acho que nenhum dos dois não entrarão no reino dos céus. Aquele está mais próximo.

Adeus Saramago escritor, jornalista, ateu, gênio e crítico. Adeus para o representante que levou a língua portuguesa a receber o prêmio mais nobre da literatura. Adeus sr. José Saramago, que poucos o conhecem neste país sem cultura. Nervoso

Adeus!

Adeus!

Adeus para o corpo, pois a obra é eterna. 

Obrigado pela visita e pelos comentários.

"A MORTE É SÓ O QUE NOS CONSOLA. A MORTE É UM DESEJO, UM SUBTERFÚGIO PARA ENTENDERMOS MELHOR O QUE É A LOUCURA RACIONALIZADA DO UNIVERSO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário