sexta-feira, 1 de junho de 2018

Texto republicado 24 - Ruptura!?

Título:  Ruptura!?
Data da publicação original :  20/10/2008 

Olá! Como estão?

Um texto diferente desta vez! 


1922 – Semana de Arte Moderna

2 anos

1924 – Manifesto Pau-Brasil

4 anos

1928 – Manifesto Antropófago

                            Ruptura?!?!?!?!


        Início do século XX, motores fervendo que movem à força as nações como locomotivas alimentadas pelo carvão da inovação e pelo calor da indústria. Rostos suados movem o capital, nada é estagnado, tudo é agressivo. Somente a arte parou no tempo com suas métricas clássicas e museus de um mundo já destruído mesmo que inconscientemente.
        Semana de Arte Moderna em 22 enaltece os 100 anos que fomos “libertos” . liberdade em que sentido? Liberdade no papel ou liberdade de idéias se presos estamos “Vós” com as mesmas imobilidades e gritos surdos de arcaísmos da cultura anterior. Estamos “Vós” assustados com tantas novidades? Estamos “Vós” cegos diante de tantas cores mas “Vós” questionamos o que “Vós” trouxemos para ser implantada a velocidade e “Vós” recusamos com unhas e dentes, com vaias e protestos, com a bíblia sob a mão esquerda.
O silêncio aparentemente paira sobre a noite que dura 2 anos: Pau-Brasil! O que somos “Vós” com o Pau-Brasil? O que seremos “Vós” no futuro reproduzindo as mesmas estruturas podres? O mesmo que hoje! 
        Parar no tempo da velocidade é um paradoxo existencial!
        Resgatemos “Vós” as raízes e com ela mudemos “Vós” a cultura nacional, o mais do mesmo se repete na monotonia das arte pela arte que não é arte coerente no contexto que a arte é algo além do que simplesmente arte: É razão de existir; ou simplesmente ser.
Em 4 anos, no processo de hibernação cultural, mas com um olho e ouvido bem abertos, Antropofagia! O homem só é homem quando ingere outro Homem de cultura e força semelhantes ou superiores.
        Comamos “Vós” e escolhamos o que nos serve a “Vós”. Abramos “Vós” os olhos e o coração, não somente a boca. Não se come por comer, não se cria por criar e digo a Nós, povo deste mundo novo: Sejamos “Vós” novos porque “Eu” já o sou! E os outros também já o são e “Eles” os engolirão! Só vou dormir e eles também quando puder dizer: Todos Nós Somos Do Mundo “Moderno”!

     Victor Hugo Vasconcellos
     19/04/2007


Obrigado pela visita e pelos comentários! 

"WERTHER MORREU PRINCIPALMENTE POR ACREDITAR NA LOUCURA COMO SALVAÇÃO DO QUE NO AMOR DE CHARLOTTE POR RESSURREIÇÃO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário