sexta-feira, 1 de junho de 2018

Texto republicado 9 -

Título:  O que seria uma democracia imatura?
Data da publicação original :  22/06/2013 

Olá, como estão?

Lendo o artigo intitulado "Democracia Imatura?" do dia 18 de junho no Estadão, pude perceber algumas questões sobre a nossa "democracia".

O jornalista Juan Arias, correspondente do jornal espanhol "El País" apresentou a visão de um cidadão de um país desenvolvido (apesar da crise do Euro) diante de uma democracia "legítima".

Deve-se lembrar que a Europa é o que é hoje após o período das grandes guerras e conflitos ideológicos que atemorizaram sua população. O caos instaurado força sua população a amadurecer e entener melhor os mecanismos do aparelho político.

O Brasil viveu um caos de medo e terror nos anos em que os militares se apossaram da nossa nação, período que durou 20 anos (1964-1984). Confesso que nasci no ano da abertura política (1985) e não vivi o ápice desse regime com o famoso AI-5 (que extinguiu os partidos políticos e os poderes legislativos por tempo indeterminado).

A fim de Justificar o seguinte trecho do jornalista espanhol: 
"A nova geração de jovens brasileiros que começa a despertar de sua letargia não conheceu os horrores da ditadura e goza das vantagens de uma democracia e de um bem-estar que seus pais não conheceram. Talvez por isso, por terem nascido num regime democrático, queiram um país com menos corrupção e serviços públicos que correspondem à alta carga tributária suportada pela sociedade."  

Portanto, a abertura política foi o prêmio para aqueles que viveram sob os anos de chumbo. Apesar da corrupção e o início das privatizações dos governos do PSDB, a liberdade voltou à atmosfera brasileira.

Agora os filhos desses homens e mulheres que foram perseguidos, presos, estuprados, torturados e exilados brigam por um país melhor. Continuando a citar Juan Arias:
"Os jovens exigem dos governantes um país como anunciado para os estrangeiros: rico em recursos naturais, com uma democracia plena, capaz de oferecer a seus cidadãos uma qualidade de vida, educação e saúde que faça jus à imagem que o país construiu de si."

Nossos pais brigaram por uma país melhor e nós agora também. Estamos continuando a melhoria de nossa nação. Antes o problema era a liberdade. Ganhamos o direito de lutar e falar o que pensamos sobre nosso Estado. Fizeram a parte deles: ganhamos a liberdade. Com ela vieram a corrupção, privatizações, nada de reforma agrária, nada de distribuição de renda, educação e saúde que não condizem com nossa posição econômica. Façamos a nossa! A luta continua.

Obs: por algum tempo achei que a nossa democracia era imatura, mas vejo agora que chegamos a maturidade. 27 anos ainda é muito pouco. Praticamente uma geração. Minha geração, da qual tenho muito orgulho. Viva Brasil!

Obrigado pela visita e pelos comentários.

"POR QUE TEIMO EM ACREDITAR QUE A LOUCURA É SEMPRE SENSATA?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário