Olá!
Deixamos hoje uma reflexão aos nossos leitores sobre o conhecimento.
Cada um de nós daria uma resposta diferente para essa
pergunta, pois só faria sentido respondê-la se contextualizá-la em nossas
vidas. E todos nós temos vidas diferentes, não é mesmo? Moramos em casas
diferentes; temos pais, amigos e gostos diferentes. Apesar de tanta diferença,
não é necessário apresentar certa unidade para se fazer coerente a resposta?
Está confuso? Se ficou
confuso, é um ótimo sinal. Só se fica confuso quando se pensa sobre algo que
aparentemente não apresenta lógica. Pois é, pensar é a grande chave para se
descobrir o tal do "conhecimento". Para ajudá-lo(a) a descobrir,
podemos pensar juntos sobre "Por que devo aprender?", "por que
devo ensinar?", "por que devo mudar o mundo?" e "como posso
mudar o mundo?".
Primeira questão:
"por que devo aprender?". Claro que não é elegante responder uma
pergunta com outra pergunta, mas vamos abrir uma exceção aqui, já que a razão é
educativa. Como seria sua vida hoje se não tivesse aprendido a respirar sozinho
quando nasceu? Como seria sua vida se não tivesse aprendido a comer? Como seria
sua vida se não tivesse aprendido a andar, a pegar os objetos, a falar? Já
imaginamos sua resposta: isso tudo é próprio da espécie humana, é natural do
corpo humano aprender ou desenvolver aquilo que é instintivo (ou inerente se
quiser usar um termo mais acadêmico). Você poderia dizer que isso não é
aprender. Agora o choque. Andar, comer, falar é tão inerente quanto
pensar. Espantado(a)? Experimente ficar deitado por meses, sem se mexer.
Chegará um momento que suas pernas não funcionarão mais, irão atrofiar. Mesmo
sendo próprio do homem caminhar, perderá essa capacidade se não a utilizar. É
questão de sobrevivência. Assim como pensar (ou aprender, se preferir).
Segunda questão:
"por que devo ensinar?". Qual a diferença entre o mestre e o
aprendiz? O verdadeiro mestre tem consciência que mais aprende do que ensina
quando está ministrando algo a alguém. O aprendiz não tem consciência de que
aprender é ensinar e ensinar é aprender. Quantos aprendizes que se dizem
mestres existem a sua volta? Basta observar...
Terceira questão:
"Por que devo mudar o mundo?". Uma resposta rápida: porque você vive
nele. Claro que não é tão simples assim. Você deve mudar o mundo para que ele
se torne um ambiente melhor para as outras pessoas e não para você. Quando
melhoramos o mundo para as outras pessoas, estamos agindo sem o nosso egoísmo,
possibilitando assim contemplarmos as pessoas à nossa volta. Quando melhoramos
o mundo à nossa volta, melhoramos também a nossa vida. Uma reflexão rápida para
se fazer prático esse pensamento. O assalto é algo prejudicial à sociedade,
pois é uma forma de violência. Na maioria das vezes, essa violência é gerada
porque um cidadão que não possui meios de sobrevivência tira, à força, de
outro cidadão que possui meios em abundância uma maneira de sobreviver, seja
dinheiro ou outros bens. A desigualdade social gera violência. Se o mundo à
nossa volta possibilitar a todos os cidadãos possuírem meios de sobrevivência,
não fará sentido haver assaltos.
Quarta questão: "como
posso mudar o mundo?". Muitos pensam que mudar o mundo é para os
governantes e pessoas de influência. Engano imenso! O mundo é responsabilidade
de todos os seres que vivem nele, ou seja, todos nós. Todas as nossas ações
diárias terão impacto imediato ou a longo prazo no planeta. Para toda ação
haverá uma reação. É impossível fugir dessa lei universal. Sabendo disso, somos
muito importantes para deixar que apenas uma porcentagem mínima da humanidade
tome todas as decisões.
A pergunta inicial
já foi respondida? Para que serve o tal do "conhecimento"? O
conhecimento é fruto da vida. Todos nós temos a capacidade de desenvolvermos o
conhecimento. A forma de usá-lo é o que diferenciam as pessoas. O conhecimento
tem por finalidade trazer a paz, o respeito, a compreensão, o progresso, a
consciência e a felicidade. Se olharmos a nossa volta, é só isso que vemos?
Todos nós agimos dessa forma com os nossos semelhantes? Infelizmente, não.
O mau uso do conhecimento
é fruto do egoísmo e ignorância. E um egoísmo que nos prejudica a todo
instante, pois somos vítimas daquilo que não conhecemos, a longo ou em curto
prazo.
Para podermos nos tornar
pessoas melhores e conscientes da vida, devemos aprender, ensinar e pensar para
agir no mundo. Devemos assumir nossas responsabilidades e não delegar aos
outros o que nós mesmos devemos fazer. Precisamos enxergar as oportunidades que
nos são dadas como desafios diários para nosso crescimento pessoal e
intelectual.
Mude o mundo você também!
Conte com VASCONCELLOS EDUCACIONAL e revolucione o mundo com amor e conhecimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário